quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Repórter

Dizem que hoje é dia do repórter. Legal. Até merecido, sem falsa modéstia. Um dia de homenagem a uma dura profissão.
Convenhamos: só o repórter conhece a dureza de interpretar um olhar, captar o que não é dito, lidar com pessoas e problemas a todo instante, fazer de um fato uma notícia. É duro preservar a isenção diante do horror ou da vitória, escolher as palavras certas. E, ainda, fazer com que as pessoas se interessem e PENSEM sobre o assunto.
Ufa...

E quer saber mais? Tudo isso é extremamente apaixonante.

Melhor do que eu, ele, Gabriel, pra falar sobre o assunto. Eis uma das frases mais incríveis de um dos mais incríveis escritores:

"Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte".
Gabriel García Marquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário